sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Exercícios Físicos para a Terceira Idade.

Hoje em dia os programas de exercícios físicos para a terceira idade encontram-se em destaque, especialmente devido à tão divulgada alterações na qualidade de vida que todos nós desejamos.




Essas alterações podem ser observadas não apenas no comportamento motor, mas também no comportamento cognitivo, assim como nos aspectos afetivos e sociais.



É muito comum constatar um clima de alegria entre os grupos de terceira idade, especialmente quando envolvidos com a prática de exercícios físicos. Sendo assim, a diferença do entusiasmo de idosos antes e após a prática da atividade física é muito grande.



Este entusiasmo varia desde quando essas pessoas falam, por exemplo: sinto-me feliz/alegre até a expressão sinto-me com medo, e ele permite graduar a sua intensidade em 4 níveis: muito forte, forte, pouco e nunca, sempre é bom perguntar depois do alongamento, como estão se sentindo.



Podemos observar nesse momento um aumento nos níveis de entusiasmo positivos, tais como: sinto-me agradável, cheio de energia, ativo, e uma diminuição nos níveis daqueles estados negativos, tais como, sinto-me triste, inútil e desagradável.



Podemos verificar também alterações nos aspectos emocionais, indicando que a prática de exercícios físicos pelos idosos melhora seu entusiasmo, contribuindo assim para a melhora de sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário