segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tecnologia nas Academias

O que utilizar na tecnologia das academias? Na hora de ajudar perder peso, as academias de ginástica oferecem um verdadeiro arsenal de aparelhos ergométricos: Bicicleta ergométrica, transport, esteira e escada rolante. Respeitando seu nível de preparo físico, você pode usar qualquer um deles. O número de calorias gastas depende do ritmo em que você se exercita e de quantos minutos passa em cima do aparelho. Veja as principais características de cada um e tome cuidado com os abusos. Se notar que algo não está bem no seu corpo ou mesmo se sentir um cansaço exagerado, diminua a carga e a velocidade lentamente até voltar ao normal. Passar dos limites pode causar dores, luxações e estiramentos.




Transport



Este aparelho tem duas pás que lembram esquis. Com os pés apoiados nestas pás você simula uma caminhada ou corrida. Ele é excelente para quem quer perder peso, porque acelera os batimentos cardíacos e, como não causa impacto, demora pra cansar. Outro ponto positivo é que, por esta mesma falta de impacto, ele não danifica as articulações. Tome cuidado com os exageros, que são fáceis de cometer, mas podem deixar seu corpo dolorido. Também fique atento à posição dos seus quadris, que não devem ficar “rebolando” de um lado para o outro, para não prejudicar a coluna. Para endurecer o bumbum e as coxas, use o programa número 5.



Esteira



Ela também serve para simular corridas e caminhadas, mas pode ser perigosa para quem tem algum problema no joelho – mesmo as esteiras mais modernas, com bons amortecedores, causam impacto nas articulações na hora em que o pé bate no solo. Para se proteger, principalmente no início, prefira caminhadas rápidas a corridas. Na hora do exercício, evite se apoiar nas barras laterais, porque isso compromete a postura e, ainda, pode fazer com que você perca o equilíbrio e caia. Se quiser endurecer as batatas da perna, as coxas e o bumbum, aumente a inclinação acima do nível 3.



Bicicleta ergométrica



Este é um aparelho que mesmo quem nunca pisou numa academia pode usar. Não causa impacto (ao usá-la você não bate os pés contra o solo nem contra os pedais) e faz com que a pessoa se exercite sentada (em alguns modelos dá até para apoiar as costas). É indicada para pessoas com problemas na coluna, sedentários e gestantes. Para trabalhar também as coxas e a batata da perna, vá alternando três minutos com carga baixa e um minuto com peso maior.



Escada rolante



Este é considerado o mais poderoso dos aparelhos. Exercita os músculos da frente e de trás das coxas (quadríceps e posteriores) e o bumbum (glúteos). Por trabalhar tantos grupos musculares, acaba exigindo mais esforço e cansando mais rápido. Se você ainda não está acostumado com exercícios, deixe a escada para depois ou comece fazendo séries mais curtas com velocidade baixa para o corpo se acostumar.