segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O mercado de fitness no Brasil

A experiência das ultimas três décadas mostrou igualmente que este crescimento se ajustou às demandas da clientela e aos modismos de exercícios físicos, dando às academias um sentido operacional de marketing distinto, portanto, da tradição de liderança personalizada de seus gestores.






Um reforço a este pressuposto incide no fato de que o modelo de academia tem sido adotado por clubes, escolas, hotéis e até empresas como oferta adicional às suas rotinas.





No Brasil há diferentes modelos de gestão de academias, de acordo com o local em que se situam e com o poder aquisitivo de seus praticantes.





De qualquer modo, esta adaptação possibilitou maior profissionalização e a localização de academias em qualquer parte do território nacional, em áreas ricas ou pobres, constituindo então uma das instituições de maior presença no país e um meio importante de geração de empregos e de atividade econômica.





A atividade física está em franco crescimento notadamente nas classes A e B, além do aquecimento nas classes emergentes. A alta tecnologia hoje está presente e se faz necessária nas boas academias.





Além disso, a excelência no atendimento e no profissionalismo são fatores essenciais para quem quer acompanhar o crescimento do mercado. Não podemos esquecer a capacidade de adaptação aos novos tempos globalizados.





Outro ponto a ser destacado diz respeito ao aumento da expectativa de vida das pessoas, saltando de 56,1 para 76,1 anos.





Segundo o IBGE, a demanda brasileira por esses serviços cresce ainda mais ao se inserir clientes de terceira idade. Novos serviços podem ser criados pelo segmento, tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida dessa população.





Antes de abrir o seu negócio, procure buscar mais informações sobre o segmento. Visite academias, converse com outros empresários do ramo e acesse sites de interesse do setor, de modo a decidir melhor e conhecer as legislações específicas e as oportunidades e os riscos que a atividade oferece.







Fonte: Sebrae

Gerenciador de treinos Para academias

O unico sistema do mercado onde sua academia pode controlar a rotina de treinos dos seus alunos de qualquer lugar, poder editar os programas de treinos fazendo com que seu personal não passe horas atualizando fichas.

O SWV3 e uma das ferramentas inovadoras onde as academias vivenciam o futuro, um sistema rapido facil e altamente dinamico.

Academia: Mercado promissor

ESTEIRASBIKE IN DOORELÍPTICOSMUSCULAÇÃOBICICLETASUSADOSAcademia: um bom mercado para investir - 31/01/2009 voltarOs exercícios praticados no ambiente alegre das academias têm atraído um número cada vez maior de pessoas de todas as idades. Daí surge a indagação: Vale a pena abrir uma academia de ginástica? Segundo a consultora do Sebrae no Paraná, Maria Isabel Guimarães, o sucesso de uma academia de ginástica dependerá do seu empreendedor. Em primeiro lugar ele terá que fazer um plano de negócios, conhecer o seupúblico e qual a sua habilidade para o negócio.





No Brasil existem hoje cerca de 9 mil academias de ginástica. Embora já comecem a aparecer as primeiras grandes redes de academias, trata-se ainda de um mercado bastante pulverizado, que oferece oportunidades para empreendedores individuais e micro e pequenas empresas.



Quem está interessado em abrir uma academia de ginástica deve preparar o seu bolso. O investimento não é pequeno. O Sebrae estima que para a implantação de uma academia instalada em um imóvel alugado de cerca de 250 metros quadrados, serão necessários aproximadamente R$ 53 mil, dos quais, R$ 40 mil vão para a compra de equipamentos.



A mão-de-obra é variável de acordo com a estrutura do empreendimento. O empresário deve se preocupar em contratar bons profissionais. Outro detalhe que não pode ser esquecido pelo empreendedor de academia de ginástica é o capital de giro. Em algunsmeses do ano ele vai trabalhar com superlotação e em outros terá faltade alunos. Por isso é preciso saber administrar bem o negócio.



Outro ponto importante que deve ser observado para quem quer abrir uma academia de ginástica é estar atualizado quanto às tendências do setor. É fundamental participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, visando também estabelecer contato com novos fornecedores e práticas. Porém, muitos outros fatores irão contribuir para o sucesso do seu negócio, dentre os quais: distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público; oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres; participar em equipe de eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios); avaliar a oportunidade de instalar no local uma loja de roupas e artigos de ginástica, locadora de DVD, salão de beleza, loja de suplementos e lanchonete.





Fonte: Jornale