sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CEU Campo Limpo recebe projeto piloto de academia gratuita

Para dar oportunidade à população de baixa renda de se exercitar, foi inaugurada a primeira unidade do programa Academia CEU. Inicialmente o espaço atenderá 210 pessoas acima de 15 anos, e a meta é que o número de inscritos chegue a 600.
O prefeito de São Paulo inaugurou na quinta-feira 8/04 a primeira unidade do programa Academia CEU, que pretende instalar um centro de ginástica completo dentro dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Cidade. O projeto piloto foi implantado na unidade de Campo Limpo, na Zona Sul, e é uma parceria da Prefeitura com a ONG Instituto Fitness Brasil.


"A Academia CEU vai dar oportunidade para a comunidade da região, que não tem condição financeira de freqüentar uma academia, de fazer várias atividades físicas com aparelhos modernos. A iniciativa visa promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população", disse o prefeito.

A Prefeitura cedeu uma ampla sala do CEU e destacou professores de educação física da rede pública para um curso de capacitação. Já a ONG parceira conseguiu a doação de equipamentos e acessórios de ginástica similares aos das grandes redes de academias. Inicialmente, o espaço atenderá 210 pessoas acima de 15 anos, divididas em turmas de 10 alunos cada uma. A meta é que o número de inscritos chegue a 600.

A unidade de Campo Limpo possui nove esteiras, uma barra de ligação superior, sete biocycles, três esteppers elipticons, três torres de sustentação, quatro estações legpress, duas estações supinos, duas estações adutores, uma estação peitoral, duas estações bíceps, uma estação glúteo, duas estações puxadores, duas barras fixas, duas torres de escalada, um twisth triplo, dois elípticos mecânicos, dois remadores, duas barras paralelas duplas, dois twisths laterais, dois massageadores duplos, dois legpress, dois along flex, três simuladores de caminhada, duas torres de elevação de braços e dois abdominais duplos.


O secretário municipal da Educação ressaltou que, após deixar os filhos e netos no CEU, as mães e avós agora podem aproveitar seu tempo livre para ir à academia. "Mais do que o lazer, nosso objetivo é promover a saúde dos moradores no Campo Limpo. Esta parceria nos possibilitou instalar equipamentos de última geração em uma região onde as pessoas não têm condições financeiras de pagar uma academia de ginástica como a que foi montada aqui", afirmou.



O projeto piloto Academia CEU está instalado no CEU Campo Limpo, na avenida Deputado Carlos Lacerda, 678. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Aos sábados e domingos, os alunos poderão agendar a avaliação física. Para participar, os interessados devem ter uma carteirinha de inscrição do CEU e levar o atestado médico indicando que está apto a realizar exercícios físicos.



Fonte:Portal da Prefeitura de SP 21/4/2010

IHRSA/FITNESS BRASIL Latin American Conference

Maior encontro de negócios em fitness e bem-estar da América Latina, este evento é destinado aos proprietários, gerentes e coordenadores de academias, spas, clubes e hotéis, além de investidores, empresários e fabricantes de produtos e equipamentos esportivos.


Passados quase 30 anos de trabalho na Fitness Brasil, desenvolvendo mercado, criando produtos e inovando sempre na forma de transmitir conhecimento para o setor, temos hoje nossa indústria, nossos profissionais e principalmente as academias prontas para essa nova década. Temos a sensação de que, muito em breve, as sementes que plantamos irão florescer num mercado muito mais consciente e profissionalizado.

Mesmo diante de todas as crises econômicas, ansiedades e incertezas que passamos, todo o nosso trabalho foi feito por uma causa única: a de educar e formar um mercado ético e de valores.
O Brasil está sendo presenteado com uma nova década de sucesso e este cenário exige que estejamos muito bem preparados para distribuir estes valores para todo o setor de fitness e wellness.
Podemos garantir que fazemos isto com muita propriedade. Hoje temos, além das melhores feiras de negócios da América Latina, nossos congressos, que capacitam centenas de profissionais, a revista Fitness Business, o cruzeiro do Fitness e Bem-estar e a REDE - Rede de Ensino Desportivo, com 500 unidades espalhadas pelo Brasil, democratizando o conhecimento, através de cursos à distância com conteúdo de alta qualidade. Nosso último projeto, já funcionando, é o Instituto Fitness Brasil - ONG/OSCIP voltada para políticas públicas de promoção da saúde para população de baixa renda
Esse momento é importante para os negócios do setor, nos impondo atitudes e comportamentos radicalmente éticos, de respeito aos valores que são inerentes a todos nós. Quando a Fitness Brasil foi fundada, mais do que uma empresa, assumimos uma causa e um compromisso de, através dos nossos negócios, agregarmos para as pessoas uma vida mais saudável e, por consequência, mais feliz.

É o que pretendemos continuar fazendo, muito mais agora neste Brasil crescente, e você com certeza é nosso convidado a participar desta causa.

Fonte: Portal Eduãção Fisica

Conceitos para melhorar os serviços das academias

Procure sua tribo




O mercado de fitness está se segmentando para atender a diferentes interesses. Estão se multiplicando as academias menores, de bairro, com mais qualidade. Há inúmeros estúdios de Pilates, espaços mais aconchegantes, com menos gente. Estão sendo oferecidas atividades para grupos especiais. Estão criando academias só para crianças ou para a família toda. Estão decorando tudo com materiais mais naturais e ecológicos. Se você não gosta de academia que já conhece, ou das pessoas que a frequentam, procure outra, com outra cara, outro público, outros valores, com atividades que lhe deem mais prazer. Não há de ser por falta de opção que você vai continuar sedentário.



Use a internet



As redes sociais estão aí (e você pode até criar a sua) para você trocar ideias com quem já conheceu antes de você os produtos e serviços que você está avaliando. Pesquise antes de escolher. Avalie o endereço, o preço, as vantagens, os resultados prometidos e os alcançados pelos clientes antigos. Faça todas as perguntas. E, depois de experimentar, dê sua opinião. Se você ficar quieto, não reclamar nem pedir nada, ninguém vai adivinhar o que você deseja.



Fale de você



Para ser bem atendido, você precisa mostrar quem é. Em profundidade. Exponha-se mesmo. Não vá dizer que quer ficar com as pernas da fulana de tal ou com os braços do cicrano se seu verdadeiro sonho é dançar como as bailarinas russas ou voar pelos ares como os artistas do Cirque du Soleil. Talvez a academia tente induzir você a escolher qual design de pernas você deseja e fazer você acreditar que é isso que vai fazer você feliz. Não compre essa. Sonhe. Pra valer. E manifeste, verbal e não-verbalmente, sua verdadeira vontade, até alguém entender e trazer de bandeja o que você procura. É assim que o mercado vai se adaptar a você, em vez de você se adaptar ao que não o satisfaz.



Aprenda antes



Gostar ou não de uma determinada atividade que pode fazer bem para você pode ser apenas uma questão de entendê-la melhor. Supostamente, os professores formados da academia estudaram pelo menos quatro anos na faculdade para fazer o que fazem e oferecer a você saúde, bem-estar e boa forma. Então aproveite o conhecimento deles para aprender algo útil para você. Pergunte para que serve, como funciona, o que aquilo tem a ver com suas expectativas. E ouça tudo com atenção antes de virar as costas.



Não se sujeite ao desconforto



Os equipamentos estão sendo aprimorados não só para ficar mais bonitos, práticos e tecnologicamente atraentes, mas também para todo tipo de pessoa se sentir melhor neles. A indústria nacional e internacional está apresentando bicicletas estacionárias para todo tipo de necessidade. Há uma (Movebike) com ajustes para pessoas muito grandes ou muito pequenas e que balança para os lados para permitir uma ginga parecida com a da pedalada na rua. Outra (Krankcycle) permite a um cadeirante pedalar só com as mãos. Há também modelos com encosto anatômico, pra quem quer mexer só as pernas, bem sentado, pra ler ao mesmo tempo. As desculpas para não se exercitar vão diminuindo...



Peça atenção



As desculpas também diminuem para o professor que não sabia como monitorar o desempenho de todos os alunos numa aula coletiva e deixava de fazer correções importantes. Por meio de um equipamento que a academia adquire e instala, o professor fica sabendo exatamente o que se passa com o coração de cada aluno numa aula em que a proposta seja elevar os batimentos cardíacos a uma determinada frequência. Aqueles que estiverem abaixo – ou até acima – do desempenho proposto receberão alertas do professor.



O que os donos de academias mais querem é que você compre um plano anual e nunca mais saia de lá. Mas a realidade que eles percebem diariamente é que seus clientes são infieis. E eu acho que é bom que seja assim. Não temos de ser fieis às empresas nem às marcas, a menos que elas nos atendam plenamente em todos os aspectos. Mas as empresas não vão atender a todo mundo se todo mundo ficar esperando sentado esse atendimento. É de nós, clientes, que as melhores mudanças terão de partir.



por Francine Lima