segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Academia: Mercado promissor

ESTEIRASBIKE IN DOORELÍPTICOSMUSCULAÇÃOBICICLETASUSADOSAcademia: um bom mercado para investir - 31/01/2009 voltarOs exercícios praticados no ambiente alegre das academias têm atraído um número cada vez maior de pessoas de todas as idades. Daí surge a indagação: Vale a pena abrir uma academia de ginástica? Segundo a consultora do Sebrae no Paraná, Maria Isabel Guimarães, o sucesso de uma academia de ginástica dependerá do seu empreendedor. Em primeiro lugar ele terá que fazer um plano de negócios, conhecer o seupúblico e qual a sua habilidade para o negócio.





No Brasil existem hoje cerca de 9 mil academias de ginástica. Embora já comecem a aparecer as primeiras grandes redes de academias, trata-se ainda de um mercado bastante pulverizado, que oferece oportunidades para empreendedores individuais e micro e pequenas empresas.



Quem está interessado em abrir uma academia de ginástica deve preparar o seu bolso. O investimento não é pequeno. O Sebrae estima que para a implantação de uma academia instalada em um imóvel alugado de cerca de 250 metros quadrados, serão necessários aproximadamente R$ 53 mil, dos quais, R$ 40 mil vão para a compra de equipamentos.



A mão-de-obra é variável de acordo com a estrutura do empreendimento. O empresário deve se preocupar em contratar bons profissionais. Outro detalhe que não pode ser esquecido pelo empreendedor de academia de ginástica é o capital de giro. Em algunsmeses do ano ele vai trabalhar com superlotação e em outros terá faltade alunos. Por isso é preciso saber administrar bem o negócio.



Outro ponto importante que deve ser observado para quem quer abrir uma academia de ginástica é estar atualizado quanto às tendências do setor. É fundamental participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, visando também estabelecer contato com novos fornecedores e práticas. Porém, muitos outros fatores irão contribuir para o sucesso do seu negócio, dentre os quais: distribuir bem os horários para ampliar o alcance do público; oferecer uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres; participar em equipe de eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios); avaliar a oportunidade de instalar no local uma loja de roupas e artigos de ginástica, locadora de DVD, salão de beleza, loja de suplementos e lanchonete.





Fonte: Jornale

Nenhum comentário:

Postar um comentário