sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sustentabilidade Chega às Academias

Seja pela conscientização de que as atividades físicas são importantes para a saúde ou pelo fato de que hoje impera o culto a beleza, mas a verdade é que as academias de ginástica estão cada vez mais lotadas. Todos os dias abrem novos centros aumentando uma concorrência que está dificultando para que muitas se mantenham enquanto que outras estão fechando as portas. Pessoas de todas as idades e de ambos os sexos estão buscando novas formas de se manterem saudáveis seja fazendo ginástica, dançando, fazendo hidroginástica, ballet, natação, enfim são muitas as alternativas que encontramos hoje para manter o corpo em forma.








Terceiro Setor



Custos Com Banho na Academia

As grandes academias têm de oferecer a opção do banho a seus clientes. Nas cidades pequenas onde moramos a poucas quadras do local onde malhamos, em geral o banho é tomado em casa, mas nos grandes centros urbanos, o tempo das pessoas se torna muito mais curto devido a distancias e trânsito, portanto essa é uma opção que não pode faltar até porque nem sempre as pessoas voltam para casa após a academia, muitos vão malhar ao término do trabalho e de lá se dirigem a outros locais como faculdades, barzinhos para aliviar o estresse, enfim são muitas as atividades e o banho após a malhação é indispensável. Com isso é preciso inovar e a sustentabilidade chega às academias, com um chuveiro que consome menos água e energia.





Oposiciones





Consumo de Energia e Água

Seja num clube ou numa academia o equipamento que trás o maior consumo de água e energia elétrica é sem duvida alguma o chuveiro. Para chegar a uma economia desses recursos, os dirigentes da academia podem até desenvolver um trabalho com seus clientes aproveitando a onda que estamos vivendo, do ecologicamente correto e sustentabilidade para incentivar clientes ao uso mais racional do chuveiro tomando uma ducha mais rápida e assim fazendo a sua parte para economizar água e luz. Isso muitas vezes pode trazer resultados surpreendentes.






Sustentabilidade Chega às Academias



Novas Tecnologias

Seria, entretanto mais interessante se as academias resolvessem investir em novas tecnologias para que a economia de água e luz fosse garantida sem depender da boa vontade de outros. Nos dias de hoje o que não falta são novas invenções com o objetivo de conseguir um uso racional dos recursos naturais. Temos já no mercado um aparelho para ser adaptado ao chuveiro elétrico que garante os resultados de até 40% em economia tanto de água como de luz. É o Eco Shower Slim, uma novidade já testada pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) que foi patenteada e já podemos encontrar no mercado e além da economia gerada, muito útil em academias onde o uso do chuveiro é intenso, é de fácil colocação, pois o aparelho é adaptado ao cano do próprio chuveiro e pode se pagar em pouco tempo com a economia que proporciona, além de trabalhar em prol do planeta.



Enviar Comentário!

Academia dos EUA gera eletricidade com pedaladas

Nova York - Em uma academia de Nova York, vinte pessoas em bicicletas ergométricas pedalam furiosamente, estimuladas pelo treinador, e geram ao mesmo tempo eletricidade para o local.




"Eletrifique seu treinamento", "Reduza sua cintura e seu índice de carbono": no país do "fitness", que durante muito tempo fingiu não ouvir as preocupações de ecologistas, até as academias agora querem ser "verdes".



O mecanismo é simples: um sistema colocado na bicicleta tranfere a corrente contínua do dínamo ativado pelos ciclistas a um transformador, que a converte em corrente alternada de 110 volts.



Graças a essa ideia, o local que abriga a academia recebe a corrente gerada por seus próprios alunos, consome menos eletricidade e economiza dinheiro.



"Inventei o sistema em 2007, testei-o em 2008 em uma academia de Connecticut (nordeste) e o lançamento comercial foi no verão passado em Los Angeles, indo no início de 2010 para Nova York e Washington", conta à AFP Jay Whelan, presidente da empresa "Green Revolution", que patenteou o sistema.



Vinte pessoas criam cerca de 3 kilowatts em uma hora, a duração de uma aula de "spinning". Com quatro aulas diárias, a academia gera 300 kilowatts por mês, "que equivalem a energia necessária para iluminar uma casa durante seis meses", garante Jay Whelan, um engenheiro de 46 anos.



Nesse ritmo, em um ano os atletas conseguem criar energia suficiente "para abastecer 72 casas médias durante um mês", afirma o inventor do sistema.



Ainda que o New York Sports Club, no oeste de Manhattan, seja muito grande para se autoabastecer a partir do suor de seus alunos, outras academias menores poderiam alcançar esse objetivo, garante.



No momento, o sistema existe apenas para bicicletas, mas "Green Revolution", que conta com 45 empregados, estuda instalar sistemas similares em outras máquinas aeróbicas. Cada sistema elétrico custa 1.300 dólares.



Os atletas estão entusiasmados. "Uma pessoa queima calorias e gera eletricidade, é fantástico", disse Richard Kronick, um arquiteto que terminou a aula banhado em suor. "É muito divertido, é um desafio útil", acrescenta Felicia Rubin, encantada.



Junto ao treinador Rick Meadows, que grita as instruções enquanto pedala com entusiasmo, uma árvore de vidro serve para medir a energia gerada, com uma luz que sobe ou desce, de acordo com os kilowatts gerados pelo grupo.



Leia as últimas notícias sobre energia

 
 
Paola Messana

Programa de Motangem de Treinos!

SWV3 versão 3.2 Gerenciador de treinos

Sistema que gerencia treinos para academias, e tem como objetivo gerar grande econimia de papel por não utilizar mais fichas de treinos e a gilidade na  montagem de treinos em media gasta 40 segundos para adicionar um treino padrão.

Exercícios Físicos para a Terceira Idade.

Hoje em dia os programas de exercícios físicos para a terceira idade encontram-se em destaque, especialmente devido à tão divulgada alterações na qualidade de vida que todos nós desejamos.




Essas alterações podem ser observadas não apenas no comportamento motor, mas também no comportamento cognitivo, assim como nos aspectos afetivos e sociais.



É muito comum constatar um clima de alegria entre os grupos de terceira idade, especialmente quando envolvidos com a prática de exercícios físicos. Sendo assim, a diferença do entusiasmo de idosos antes e após a prática da atividade física é muito grande.



Este entusiasmo varia desde quando essas pessoas falam, por exemplo: sinto-me feliz/alegre até a expressão sinto-me com medo, e ele permite graduar a sua intensidade em 4 níveis: muito forte, forte, pouco e nunca, sempre é bom perguntar depois do alongamento, como estão se sentindo.



Podemos observar nesse momento um aumento nos níveis de entusiasmo positivos, tais como: sinto-me agradável, cheio de energia, ativo, e uma diminuição nos níveis daqueles estados negativos, tais como, sinto-me triste, inútil e desagradável.



Podemos verificar também alterações nos aspectos emocionais, indicando que a prática de exercícios físicos pelos idosos melhora seu entusiasmo, contribuindo assim para a melhora de sua qualidade de vida.

Cogitações sobre a Imagem Corporal e Experiências Corporais

O estudo sobre imagem corporal chega aos dias de hoje apontando para uma pluralidade de conceitos e definições. Podemos encontrar pesquisas sobre imagem corporal sendo desempenhadas nas mais diversas áreas do conhecimento como em psicologia, sociologia, educação física, psiquiatria e em diferentes com os mais variados enfoques.Este fato sugere o como esse assunto mergulha na complexidade humana, auxiliando a preencher as lacunas que existem na relação entre os aspectos fisiológicos, afetivos, emocionais e cognitivos, determinando sempre um olhar multidimensional. Podemos perceber a necessidade de abranger melhor o ser humano em sua pluralidade.




Tal obrigação surge de observações da nossa prática profissional, entendemos que, nas respostas das pessoas aos exercícios sugeridos como exemplo nas sessões de musculação em uma academia existe uma relação intensa entre o movimento e os aspectos emocionais e afetuosos. Então, devemos compreender melhor essa relação, por meio do estudo da imagem corporal.Verificando se os alunos de musculação estão envolvidos no na prática da atividade motora, podemos identificar suas ações em um caminho para o desenvolvimento da imagem corporal.



Todos que trabalham com atividade motora podem identificar em sua prática, ações que desenvolvem a imagem corporal.No entanto, ainda muitos fatores são relacionados com a imagem corporal, predominando a relação entre imagem corporal e a percepção física do próprio corpo. Constatamos também que o conhecimento dessas pessoas sobre o assunto é empírico, baseado no senso comum e na experiência individual.Observando um aprofundamento dos conceitos de imagem corporal, existem vários autores relevantes na área, verificando qual o conceito que temos sobre o tema e verificando como a relação entre as ações em atividade motora e imagem corporal tem ocorrido na prática dos profissionais. Podemos dizer que um conhecimento mais profundo desta questão permita um outro olhar para a complexidade do ser em sua existência humana que ultrapasse a concepção do movimento como um simples instrumento do trabalho corporal.