sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Conceitos para melhorar os serviços das academias

Procure sua tribo




O mercado de fitness está se segmentando para atender a diferentes interesses. Estão se multiplicando as academias menores, de bairro, com mais qualidade. Há inúmeros estúdios de Pilates, espaços mais aconchegantes, com menos gente. Estão sendo oferecidas atividades para grupos especiais. Estão criando academias só para crianças ou para a família toda. Estão decorando tudo com materiais mais naturais e ecológicos. Se você não gosta de academia que já conhece, ou das pessoas que a frequentam, procure outra, com outra cara, outro público, outros valores, com atividades que lhe deem mais prazer. Não há de ser por falta de opção que você vai continuar sedentário.



Use a internet



As redes sociais estão aí (e você pode até criar a sua) para você trocar ideias com quem já conheceu antes de você os produtos e serviços que você está avaliando. Pesquise antes de escolher. Avalie o endereço, o preço, as vantagens, os resultados prometidos e os alcançados pelos clientes antigos. Faça todas as perguntas. E, depois de experimentar, dê sua opinião. Se você ficar quieto, não reclamar nem pedir nada, ninguém vai adivinhar o que você deseja.



Fale de você



Para ser bem atendido, você precisa mostrar quem é. Em profundidade. Exponha-se mesmo. Não vá dizer que quer ficar com as pernas da fulana de tal ou com os braços do cicrano se seu verdadeiro sonho é dançar como as bailarinas russas ou voar pelos ares como os artistas do Cirque du Soleil. Talvez a academia tente induzir você a escolher qual design de pernas você deseja e fazer você acreditar que é isso que vai fazer você feliz. Não compre essa. Sonhe. Pra valer. E manifeste, verbal e não-verbalmente, sua verdadeira vontade, até alguém entender e trazer de bandeja o que você procura. É assim que o mercado vai se adaptar a você, em vez de você se adaptar ao que não o satisfaz.



Aprenda antes



Gostar ou não de uma determinada atividade que pode fazer bem para você pode ser apenas uma questão de entendê-la melhor. Supostamente, os professores formados da academia estudaram pelo menos quatro anos na faculdade para fazer o que fazem e oferecer a você saúde, bem-estar e boa forma. Então aproveite o conhecimento deles para aprender algo útil para você. Pergunte para que serve, como funciona, o que aquilo tem a ver com suas expectativas. E ouça tudo com atenção antes de virar as costas.



Não se sujeite ao desconforto



Os equipamentos estão sendo aprimorados não só para ficar mais bonitos, práticos e tecnologicamente atraentes, mas também para todo tipo de pessoa se sentir melhor neles. A indústria nacional e internacional está apresentando bicicletas estacionárias para todo tipo de necessidade. Há uma (Movebike) com ajustes para pessoas muito grandes ou muito pequenas e que balança para os lados para permitir uma ginga parecida com a da pedalada na rua. Outra (Krankcycle) permite a um cadeirante pedalar só com as mãos. Há também modelos com encosto anatômico, pra quem quer mexer só as pernas, bem sentado, pra ler ao mesmo tempo. As desculpas para não se exercitar vão diminuindo...



Peça atenção



As desculpas também diminuem para o professor que não sabia como monitorar o desempenho de todos os alunos numa aula coletiva e deixava de fazer correções importantes. Por meio de um equipamento que a academia adquire e instala, o professor fica sabendo exatamente o que se passa com o coração de cada aluno numa aula em que a proposta seja elevar os batimentos cardíacos a uma determinada frequência. Aqueles que estiverem abaixo – ou até acima – do desempenho proposto receberão alertas do professor.



O que os donos de academias mais querem é que você compre um plano anual e nunca mais saia de lá. Mas a realidade que eles percebem diariamente é que seus clientes são infieis. E eu acho que é bom que seja assim. Não temos de ser fieis às empresas nem às marcas, a menos que elas nos atendam plenamente em todos os aspectos. Mas as empresas não vão atender a todo mundo se todo mundo ficar esperando sentado esse atendimento. É de nós, clientes, que as melhores mudanças terão de partir.



por Francine Lima

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