sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cogitações sobre a Imagem Corporal e Experiências Corporais

O estudo sobre imagem corporal chega aos dias de hoje apontando para uma pluralidade de conceitos e definições. Podemos encontrar pesquisas sobre imagem corporal sendo desempenhadas nas mais diversas áreas do conhecimento como em psicologia, sociologia, educação física, psiquiatria e em diferentes com os mais variados enfoques.Este fato sugere o como esse assunto mergulha na complexidade humana, auxiliando a preencher as lacunas que existem na relação entre os aspectos fisiológicos, afetivos, emocionais e cognitivos, determinando sempre um olhar multidimensional. Podemos perceber a necessidade de abranger melhor o ser humano em sua pluralidade.




Tal obrigação surge de observações da nossa prática profissional, entendemos que, nas respostas das pessoas aos exercícios sugeridos como exemplo nas sessões de musculação em uma academia existe uma relação intensa entre o movimento e os aspectos emocionais e afetuosos. Então, devemos compreender melhor essa relação, por meio do estudo da imagem corporal.Verificando se os alunos de musculação estão envolvidos no na prática da atividade motora, podemos identificar suas ações em um caminho para o desenvolvimento da imagem corporal.



Todos que trabalham com atividade motora podem identificar em sua prática, ações que desenvolvem a imagem corporal.No entanto, ainda muitos fatores são relacionados com a imagem corporal, predominando a relação entre imagem corporal e a percepção física do próprio corpo. Constatamos também que o conhecimento dessas pessoas sobre o assunto é empírico, baseado no senso comum e na experiência individual.Observando um aprofundamento dos conceitos de imagem corporal, existem vários autores relevantes na área, verificando qual o conceito que temos sobre o tema e verificando como a relação entre as ações em atividade motora e imagem corporal tem ocorrido na prática dos profissionais. Podemos dizer que um conhecimento mais profundo desta questão permita um outro olhar para a complexidade do ser em sua existência humana que ultrapasse a concepção do movimento como um simples instrumento do trabalho corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário